XII Congresso Brasileiro de História da Educação
No período de 14 a 17 de agosto de 2024, ocorrerá, em Natal (RN), o XII Congresso Brasileiro de História da Educação com o tema e-história da educação: acervos, fontes e territórios.
O evento acontecerá pela segunda vez na cidade de Natal em setembro de 2024, exatos 100 anos da criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), o que nos impele a refletir sobre a associação de pesquisadores, a pesquisa em educação, em especial na área da história da educação, com seus acervos, fontes e territórios.
A pesquisa em História da Educação, o ofício do pesquisador, a operação historiográfica e suas relações com os movimentos de construção de acervos e arquivos digitais que permitem a disponibilização, o acesso e a interpretação histórica serão temas abordados no XII CBHE. As buscas nos arquivos digitais, as tecnologias de informação mobilizadas, as mudanças metodológicas decorrentes. Uma dimensão de abordagem que abre espaço e tempo distintos na experiência do pesquisador no contato com a construção da empiria analítica que dá suporte à análise. Novos objetos investigativos possibilitados pela ampliação dos acessos documentais quebrando barreiras espaço- temporais convidam a pensar em referencias epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa em História da Educação.
O tema e-história da educação: acervos, fontes e territórios conecta-nos com sujeitos e formas de pensar e fazer pesquisa em história da educação no Brasil. Neste evento, serão abordadas metodologias relacionadas aos acervos e fontes, desde os materiais analógicos até os recursos digitais. Os participantes terão a oportunidade de discutir e compartilhar experiências sobre práticas para a preservação, catalogação e utilização de acervos históricos analógicos e digitais na pesquisa histórica.
Além disso, serão exploradas aproximações epistemológicas como história digital, história pública, história da educação transnacional e decolonialidade. Essas perspectivas teóricas permitirão uma análise crítica e reflexiva sobre o papel da história da educação na era digital, a divulgação do conhecimento histórico para o público em geral, as interações transnacionais na educação e os desafios de superar paradigmas coloniais na pesquisa histórica.
Site oficial do evento: https://cbhe2024.sbhe.org.br/