Projetos de Pesquisa

PROJETOS EM ANDAMENTO
2019-Atual 

Instituições de ensino, formação e a práticas de professores/as na história da educação do Espírito Santo (do século XVI ao século XX)

Descrição: Investiga instituições de ensino, formação e práticas de professores e professoras no Espírito Santo, desde o século XVI até o século XX. Pretende, desta maneira, expandir a abrangência temporal de pesquisas e estudos sobre esses temas, produzidos pelo Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe), que - segundo o levantamento da produção acadêmica relacionada à história da educação no Espírito Santo, realizado por Simões, Berto, Salim (2018) - concentram-se na primeira metade do século XX.

Professoras em cena na história da educação capixaba (1928-1937)

Descrição: Focaliza a presença das professoras na educação capixaba entre os anos 1928 e 1937, período no qual o Estado do Espírito Santo passou por processos de reformulação educacional de orientação escolanovista. Inicialmente, o período é marcado pela implementação da escola ativa, entre 1928 e 1930, no governo de Aristeu Borges de Aguiar (BERTO, 2013), quando foi criado o Curso Superior de Cultura Pedagógica, do qual participaram 36 professores/as ? dezoito mulheres ? incumbidos/as de propagandear a escola ativa pelo Estado. Após a Revolução de 1930, quando João Punaro Bley assumiu o governo, ocorreu a ampliação das Escolas Normais, realizou-se o Congresso de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) (1935), como espaço de formação docente em serviço, e criou-se a Revista de Educação (1934-1937), como instrumento de difusão das modernas teorias pedagógicas (LAUFF, 2018). Partindo da reflexão sobre uma historiografia que toma como referência uma educação pensada e produzida localmente por homens de elite, interessa-nos compreender o papel das professoras na cena educacional local, a partir dos seguintes eixos: a) suas trajetórias de vida; b) seus processos formativos, vividos em diferentes espaços e contextos; c) o modo como exerciam a docência, tendo em vista as condições de trabalho e as prescrições em circulação; d) sua atuação em cargos de direção escolar, associações docentes e outros espaços de liderança; e) sua inserção acadêmica, social e política e sua circulação nacional e internacional. Para isso, propõe analisar um conjunto de fontes que incluem: documentos produzidos pelas secretarias de Instrução e de Educação; impressos que circularam local e nacionalmente; brochuras, compêndios e anais do CAP; cadernos, fotografias, cartas; fontes bibliográficas. Orienta-se pelo método indiciário (GINZBURG, 2002), nma prática historiográfica balizada no entrecruzamento das fontes.

2016-Atual

Desenhos e estratégias para a formação e a prática de professores nas reformas da educação no Espírito Santo (1908-1952)

Descrição: Focaliza os desenhos estratégicos para a formação de professores capixabas nas reformas propostas por Gomes Cardim (1908-1909), Attílio Vivacqua (1927-1930) e Rafael Grisi (1951-1952), a partir dos seguintes eixos: a) a Escola Normal; b) a formação de professores no exercício da docência e; c) modos de ensinar e aprender. Esses eixos, por sua vez, convergem para uma crença comum: a formação de professores como chave ou como garantia para o sucesso das reformas da instrução pública. Para isso, toma como fontes relatórios e mensagens de governo, legislação, jornais, revistas e fontes bibliográficas. Essas fontes serão interrogadas na interlocução com Marc Bloch (2001) e Carlo Ginzburg (2002, 2003, 2007), em busca de compreender, por meio da prática historiográfica, os contextos da sua produção dos documentos estudados, a pluralidade no entrecruzamento das fontes e a leitura, a contrapelo, do texto.

 

PROJETOS CONCLUÍDOS
2011-2013    

A criação e a consolidação de espaços/tempos para a formação e práticas de professores no Espírito Santo entre 1930 e 1960: um olhar histórico

Descrição: Investiga a criação e a consolidação de espaços/tempos destinados à formação e prática de professores no período compreendido entre 1930 e 1960, considerando-se que neste período foram instituídas diretrizes nacionais para a educação brasileira que serviram como base para o desenvolvimento posterior de políticas para a área. Analisa historicamente processos institucionalizados de formação e prática de professores no período estudado, visando a compreensão de singularidades regionalmente constituídas em suas conexões com as políticas públicas nacionais e com o pensamento pedagógico que embasava discursos e práticas de formação para a docência. Utiliza como aporte teórico-metodológico o pensamento de Marc Bloch (2001), Walter Benjamin (1994) e Carlo Ginzburg (1989, 2002) explorando, nesses autores, a ideia de que passado e presente se interpenetram e a noção de que a narrativa histórica se constitui por meio do mergulho nas fontes estudadas de forma ao mesmo tempo rigorosa e flexível.

2008-2010  

Processos de escolarização no Estado do Espírito Santo no século XX: explorando percursos na/da história (1930-1960)

Descrição: Objetiva analisar historicamente processos de escolarização no Estado do Espírito Santo de 1930 a 1960, visando compreender formas de escolarização constituídas localmente em suas relações com elementos das políticas públicas nacionalmente instituídas e com teorias pedagógicas que informavam discursos e práticas pedagógicas em diferentes momentos da história capixaba. Baseia-se na história cultural (BURKE, 2000; 2005), partindo da valorização da história local e da compreeensão da singularidade dos fenômenos investigados, em detrimento de grandes narrativas homogeneizadoras. Estabelece como recorte espacial a cidade de Vitória, por ser a capital do Estado do Espírito Santo o local que concentra grande parte das fontes levantadas no Arquivo Público Estadual, na Biblioteca Pública Estadual e na Coleção Especial da Biblioteca da Universidade Federal do Espírito Santo. Como recorte temporal propõe o período compreendido entre 1930-1960. Atenta para as relações de força (GINZBURG, 2002) que movimentam cenários da história da educação capixaba (GINZBURG, 2002), na medida em que formos capazes de, a contrapelo (BENJAMIN, 1994) ou explorando o hors-texte (GINZBURG, 2002), romper silenciamentos e fazer ecoar a polifonia das vozes de múltiplos sujeitos da história da educação local.

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